I Seminário Museus e Coleções da UFC – Reflexões Contemporâneas – Vídeo 1/7
A Semana Nacional de Museus é um evento que ocorre anualmente com a promoção do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em âmbito nacional a partir de um tema proposto. Para a realização da 19ª Semana de Museus, no ano de 2021, a proposta é orientada pelo tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. O tema nos direciona para refletirmos sobre a necessidade de avaliarmos as realidades nas quais os museus estão inseridos e aquelas às quais eles estão e podem re(elaborar).
A inquietação lançada converge com as ações de inventariar, diagnosticar e compreender as dinâmicas nas quais as coleções e museus universitários estão envolvidos que estão a ser realizadas pelo Grupo de Trabalho Interministerial sobre Museus Federais instituído pelo Decreto Nº 10.175/2019. A emergência da temática deve-se ao trágico acidente que assolou o Museu Nacional em 2018.
O incêndio expôs as fragilidades e o desconhecimento quanto ao patrimônio musealizado sob responsabilidade das universidades federais, sobretudo, após a investigação empreendida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que resultou no Acórdão nº 1243/2019. O documento orienta a necessidade de identificar esses espaços nas estruturas universitárias federais, sobretudo, identificar quais os riscos a que estão vulneráveis de modo a evitar perdas de bens culturais do país.
O Acórdão nº 1243/2019 apresenta um panorama inicial dos museus federais do Brasil, mas que aponta a complexidade da gestão dos museus universitários face às atividades-fim das instituições mantenedoras. A emergência dessa discussão convergiu aos desafios de manutenção e continuidade das atividades das universidades na pandemia de covid-19 que desde início de 2020 impede ou dificulta a execução de tarefas cotidianas.
No intuito de apresentar e discutir no âmbito da UFC as questões mencionadas, o “I Seminário Museus e Coleções da UFC – reflexões contemporâneas” reunirá profissionais com reconhecida atuação nacional e internacional na área de coleções e museus universitários, representantes de instâncias de preservação de patrimônio e documental e profissionais que atuam junto a coleções, museus e processos museológicos da instituição. O evento destina-se a profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação com interesse na temática de museus, coleções e patrimônio cultural no âmbito universitário a partir de diferentes áreas do conhecimento; profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação do campo da Museologia e interessados em geral. Na tentativa de oferecer acesso e integrar pessoas com deficiências, o evento será transmitido com a participação de tradutores da Língua Brasileira de Sinais, sempre que possível.
Os três dias de evento serão cruciais para proporcionar um espaço para refletir sobre as problemáticas atuais e para a divulgação das ações da UFC nas áreas da cultura, memória, patrimônio cultural e museus, bem como, para promover o diálogo entre saberes e fazeres dispersos, embora confluentes para a preservação do patrimônio universitário da instituição.
Elaborado por: Servidores docentes e técnicos-administrativos da UFC
Publicado em: 2021